Make your own free website on Tripod.com

Agrupamento 61 - Santa Maria dos Olivais

Casa do Escuteiro

Casa do Escuteiro
International Scout House
História do 61
Direcção
Lobitos
Exploradores
Pioneiros
Caminheiros
Fraternal
Curiosidades

Casa do Escuteiro de Sta. Maria dos Olivais

camaratas.jpg
Camaratas

cozinha.jpg
Cozinha

A Casa do Escuteiro de Sta. Maria dos Olivais (Lisboa), é um Centro Escutista Internacional integrado no programa do Bureau Europeu "Europe for you". Pertença do Corpo Nacional de Escutas, Agrupamento 61 de Sta. Maria dos Olivais, tem como objectivo o acolhimento a escuteiros e guias de todo o mundo, que se desloquem em visita a Lisboa, e queiram conhecer melhor esta região.

Localizado numa zona privilegiada da capital e de elevada acessibilidade, este Centro serve de ponto de encontro e de partida, para múltiplos percursos de descoberta e actividade. Nas imediações existem diversos estabelecimentos comerciais, tais como supermercados, padarias e um Shopping Center.

No que diz respeito a saúde, existe um hospital a 300 mts (particular), centros de saúde e farmácias.

Estando integrado na sede do Agrupamento 61, o ambiente familiar de acolhimento é propício ao convívio e à partilha entre escuteiros.

wc2.jpg
WC

A partir deste Centro os visitantes têm a possibilidade de realizar múltiplas actividades de carácter cultural, científico, desportivo e lazer.

Servido por uma vasta rede de transportes (autocarro, comboio, metro), a deslocação a qualquer ponto da cidade e arredores é feita com relativa facilidade.

Com uma diversidade de opções que vão desde visitas a bairros históricos, museus, monumentos, espectáculos culturais, passeios no Rio Tejo, visita ao maior Oceanário da Europa, actividades na natureza, praia, utilização do complexo desportivo municipal com piscina, a dificuldade estará apenas na escolha !!

Quando solicitado previamente, o Centro poderá disponibilizar guias de região que acompanharão os visitantes nas suas deslocações. Para além de informações de carácter geral que podem ser obtidas junto do "Staff", o Centro possui documentação de apoio para distribuir aos visitantes.

wc1.jpg
Duches

A Casa Internacional do Escuteiro, dispõe de alojamento para 15 pessoas em regime de camarata mista com beliches, podendo em casos especiais albergar até 50 pessoas a pernoitar em colchões dispostos num espaço amplo.

Para além destas acomodações, o centro dispõe ainda de :

Dois balneários (masculino e feminino), com 2 duches de água quente cada e um WC individual ;

Cozinha equipada com fogão, frigorífico, máquina de lavar roupa,microondas e todos os utensílios necessários ;

Uma sala de convívio com bar, televisão satélite, mesa de ping-pong e jogos ;

Um salão polivalente que serve para acções de formação, quando solicitado.

salao.jpg
Salão Polivalente com Palco

Os pedidos de reserva deverão dar entrada na secretaria do Centro, através do formulário  desta página ou do panfleto devidamente preenchido e com 20 dias de antecedência.

À entrada do Centro os escuteiros deverão entregar uma carta de apresentação do Agrupamento ou da Associação escutista/guidista a que pertencem. Para escuteiros/guias membros de Associações estrangeiras é obrigatório a apresentação da Carta Internacional de Escutismo.

Contrapartidas Financeiras

- Escuteiros e Guias Nacionais =  2,5 EUROS

- Escuteiros Estrangeiros =  5 EUROS

- Não Escuteiros =  7,5 EUROS

-Para Grupos que apenas queiram utilizar a sala polivalente, as contrapartidas financeiras são as seguintes :

- Com material de apoio didático = 40 EUROS

- Sem material de apoio didático = 30 EUROS

- Estes preços, englobam a utilização de todas as infraestruturas atrás referidas .

A Casa Internacional do Escuteiro, fica situada a 500 metros da moderna Gare do Oriente (local de onde partem diversos transportes para vários pontos de cidade e do país), a 750 metros da nova Marina Oriental da cidade e a 1Km do Aeroporto Internacional.

Se chegarem a Lisboa pelos principais eixos rodoviários provenientes do Norte (A1 Norte) , Sul (A2 Sul), Espanha (A6 Elvas) ou Ponte Vasco da Gama, devem dirigir-se para o Aeroporto de Lisboa, que fica na confluência destes eixos rodoviários à entrada Norte da Capital, e daí seguir pela Avenida de Berlim até à Praça Baden Powell .

Para compreender melhor esta descrição, consultar mapa.

placabp.jpg

Agrupamento 61 - Sta. Maria dos Olivais